sábado, 15 de julho de 2017

As Doenças e as Curas na Bíblia

O que é então a doença mental? Creio que há uma base bíblica para o uso do termo.

Em Mateus 4:23-24, lemos:

"E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas, e pregando o evangelho do Reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo. E a sua fama correu por toda a Síria; e traziam-lhe todos os que padeciam acometidos de várias enfermidades e tormentos, os endemoninhados, os lunáticos e os paralíticos, e ele os curava."


Aqui encontramos o Senhor Jesus curando todas as doenças e todas as fraquezas do corpo. Quando as Escrituras começam a se referir àqueles que estavam doentes, eles são agrupados em cinco diferentes categorias:

  • Havia aqueles que tinham várias doenças, e certamente estas incluíam coisas como infecções, câncer, inflamações de vários tipos e doenças decorrentes da idade.
  • Juntamente com a doença havia os que sofriam com dores que, é claro, incluíam a dor resultante de doenças tais como artrite, dores de cabeça ou câncer, mas podiam incluir também dores infligidas de fora do corpo. O pensamento de tormento ou tortura está incluído na palavra.
  • As pessoas também ficam doentes quando possuídas por um demônio, e, é claro, isto pode afetar tanto o corpo como a mente.
  • Paralíticos são mencionados, sendo aqueles que tinham perdido a capacidade de usar algumas partes do corpo, e assim eram incapazes de exercer normalmente suas funções.
  • A palavra "lunáticos" também está incluída na lista, indicando aqueles que tinham um estado de mente desordenado. A palavra no grego traz o pensamento de ser um "alucinado", ou louco, e é uma palavra genérica usada para aqueles que não estão em sã consciência. A mesma palavra é usada em Mateus 17:15 para descrever o garoto que se jogava no fogo ou na água. Neste caso, o comportamento lunático foi causado por um demônio. Tais indivíduos são colocados juntamente com os outros que tinham doenças e dores, e são categorizados como estando enfermos. O estado de ser um lunático era uma doença que o Senhor Jesus curou do mesmo modo como curou as outras doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário