terça-feira, 25 de julho de 2017

Distúrbios Psicóticos

Esquizofrenia e Outras Condições Psicóticas


Primeiramente, chegamos ao tipo mais sério de doença mental, abrangendo a esquizofrenia e outras condições psicóticas. Nesses casos, os indivíduos parecem não estar em contato com a realidade, uma vez que perderam a capacidade de diferenciar entre o que é real e o que é imaginário.

Doenças psicóticas são caracterizadas por comportamento e fala severamente perturbados, incluindo ilusões e alucinações (tais como ouvir vozes, ver coisas não existentes, etc.). Ocasionalmente episódios psicóticos podem ocorrer em outros distúrbios mentais, tais como distúrbios de humor. Sintomas similares podem também ser causados por abuso de substâncias, efeitos colaterais de remédios e condições médicas gerais. O autismo provavelmente também deveria ser incluído nessa categoria, por ser um distúrbio caracterizado por problemas de linguagem, comportamentos repetitivos e dificuldades com interação social. A esquizofrenia, no entanto, é sempre caracterizada pela psicose.

Essas pessoas são muitas vezes tão perturbadas em sua capacidade de pensar e julgar claramente que elas costumam não perceber que são doentes mentais. A seguir é apresentada uma descrição de um típico esquizofrênico paranoico:

"A. B., um médico de 38 anos de idade, foi internado em 1937  em um hospital público por distúrbio mental após sua prisão por perturbar a paz. Especificamente, ele tinha assustado seus vizinhos ao lançar objetos em pessoas imaginárias que, dizia ele, o estavam atormentando, batendo no ar com cordas e quebrando o vidro no apartamento em que ele e sua esposa moravam.

"No momento de sua internação no hospital, sua esposa descreveu seus traços de personalidade como segue: 'Ele sempre foi um pensador profundo. Ultimamente, no entanto, ele não tem conseguido se concentrar. Ele é bastante agressivo e é do tipo que insiste em impôr suas próprias ideias sobre todo mundo. Ele acha que todo o mundo tem que concordar com ele. Ele é teimoso e argumentativo. Essa característica foi até mesmo mencionada em seu anuário da faculdade. Ele é um pensador independente e é muito brilhante. Ele tinha grandes planos para o futuro. Ele era, antigamente, bem extrovertido até os últimos anos, quando começou a se recusar a se juntar a outras pessoas.'

"À medida que o distúrbio mental do paciente progredia, ele desenvolveu uma grande quantidade de ilusões. Ele afirmava que era "o elo entre os vivos e os mortos", que era um "médium universal", que um certo médico falava com ele por telepatia mental para lhe aumentar a força e habilidades em operações cirúrgicas. Ele acreditava que alguém se escondia em um baú em sua casa e então disparou várias balas no baú. Ele acusou seu irmão de espirrar hidrato de cloral nele desde o terceiro andar de sua casa. Então, ele se sentou atrás de uma porta fechada esperando por seu irmão e, ao ouvir um barulho, atirou pela porta. Ele deixou a barba crescer por que dizia que seu rosto estava sendo modificado de maneiras sutis por influências externas, acrescentando que, se usasse uma barba, sua  verdadeira identidade se tornaria conhecida. Após sua internação no hospital, ele muitas vezes passava longas horas em seu quarto, de onde podia-se ouvir  ele andando pelo chão, gemendo ou fazendo um barulho como de um cachorro, batendo sua cabeça com o pulso ou batendo na parede. Quando lhe perguntavam o motivo de seu comportamento, ele explicava que estava sofrendo torturas pois as pessoas abusavam de seus poderes de telepatia mental e estavam direcionando esses poderes para ele. Ele passava quase o dia inteiro em seu quarto quando, durante o quarto e quinto ano de sua residência no hospital, ouvia-se frequentemente ele gritando e proferindo ruídos que as enfermeiras descreviam  como parecendo o uivo de um lobo."*

{* Noyes, Arthur P., and Kolb, Lawrence C., Modern Clinical Psychiatry. (W. B. Saunders Co., Philadelphia, 1963), pg. 348-9 }

(A descrição acima é a de um paciente que teve de ser hospitalizado por um longo período de tempo, uma vez que as drogas psicotrópicas usadas atualmente para tratar sua condição ainda não existiam.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário